Quem transita pelos corredores das nossas escolas sabe que uma das principais queixas de professores, coordenadores e diretores, diz respeito à participação da família na educação escolar de seus filhos ou crianças e jovens pelos quais são responsáveis. A escola sempre acha que tem responsabilidade demais e cooperação de menos. Os pais, por sua vez, acham que a escola cobra muito e, na maioria das vezes, não conseguem atender às expectativas, justamente por não saberem o que se espera deles. Ora se omitem, achando-se incapazes de colaborar, ora excedem na colaboração, realizando as tarefas que são de responsabilidade dos filhos.
As reuniões de pais e mestres, via de regra, são esvaziadas. Além disso, costumam ser um espaço de queixas e lamentações, minando a motivação dos pais para participarem dos encontros posteriores, pois prevêem, com grande margem de acertos, que tudo se repetirá...
Não é difícil perceber que falta informação nessas investidas da escola para cooptar a família como aliada na empreitada educacional. Como a literatura sobre o tema ainda é muito tímida aqui no Brasil, penso que os vídeos postados abaixo dão dicas preciosas para que aqueles que trabalham nas instituições escolares possam melhorar a participação familiar, tanto nas reuniões quanto naquilo que a escola tem valorizado como uma importante etapa do processo de aprendizagem: o dever de casa.
Vale a pena, também, complementar os conhecimentos, lendo o livro "Interação Escola-Família: Subsídios para práticas escolares", editado pela Unesco e que pode ser baixado na íntegra, clicando no link ao lado, na seção TEXTOS.
Sou graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutorando em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Sou professor de Psicologia da Educação, no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tenho grande interesse pelas contribuições da psicologia à educação escolar e universitária, principalmente no que diz respeito aos processos de aprendizagem e comportamento em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário