sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dicas preciosas!





















Quem transita pelos corredores das nossas escolas sabe que uma das principais queixas de professores, coordenadores e diretores, diz respeito à participação da família na educação escolar de seus filhos ou crianças e jovens pelos quais são responsáveis. A escola sempre acha que tem responsabilidade demais e cooperação de menos. Os pais, por sua vez, acham que a escola cobra muito e, na maioria das vezes, não conseguem atender às expectativas, justamente por não saberem o que se espera deles. Ora se omitem, achando-se incapazes de colaborar, ora excedem na colaboração, realizando as tarefas que são de responsabilidade dos filhos.
As reuniões de pais e mestres, via de regra, são esvaziadas. Além disso, costumam ser um espaço de queixas e lamentações, minando a motivação dos pais para participarem dos encontros posteriores, pois prevêem, com grande margem de acertos, que tudo se repetirá...
Não é difícil perceber que falta informação nessas investidas da escola para cooptar a família como aliada na empreitada educacional. Como a literatura sobre o tema ainda é muito tímida aqui no Brasil, penso que os vídeos postados abaixo dão dicas preciosas para que aqueles que trabalham nas instituições escolares possam melhorar a participação familiar, tanto nas reuniões quanto naquilo que a escola tem valorizado como uma importante etapa do processo de aprendizagem: o dever de casa.
Vale a pena, também, complementar os conhecimentos, lendo o livro "Interação Escola-Família: Subsídios para práticas escolares", editado pela Unesco e que pode ser baixado na íntegra, clicando no link ao lado, na seção TEXTOS.






Nenhum comentário:

Postar um comentário